terça-feira, 28 de abril de 2015

Obra do governo Camilo vai tirar definitivamente o Vale do Jari do isolamento energético.

Parece estranho, mas os moradores do Vale do Jari estão comemorando o desligamento geral do sistema de energia da região, que ocorrerá nesta quarta-feira, 29, das 8h às 14h. É que pela primeira vez, depois de décadas, a falta de energia durante esse período de tempo será para melhorar a qualidade do produto.


Isso porque Laranjal do Jari e Vitória do Jari farão parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), colocando um fim no sofrimento da população que até hoje utiliza energia termoelétrica, além, é claro, de abrir novos caminhos para o desenvolvimento da região.
Pelas redes sociais, o ex-governador Camilo Capiberibe disse que está feliz ao ver a obra, que iniciou no final de 2013, praticamente pronta. “Captamos recurso junto ao BNDES no valor de R$ 42 milhões para fazer o rebaixamento das linhas de transmissão de Macapá e Laranjal do Jari. Agora, o Sul do Amapá terá o seu passaporte carimbado para o desenvolvimento”, declarou.
Para quem vive em Laranjal do Jari, o comunicado da Companhia de Eletricidade do Amapá representa o despertar de um novo tempo. “No final de 2010, passamos o Natal e o Ano Novo praticamente no escuro, fazendo protesto, porque o governo passado [Waldez Góes e Pedro Paulo] não tinha pagado a empresa responsável pela geração de energia. Hoje, com a interligação, temos certeza de que fatos como esse serão coisas do passado”, recordou o morador Dalto Pacheco.
Pensando no futuro

Para que esse rebaixamento de energia ocorresse, antes foi necessário o Governo do Amapáfazer investimentos na ampliação dos alimentadores e da rede distribuição de energia de Laranjal do Jari. As obras iniciaram em dezembro de 2011 em bairros como Samaúma, Nova Esperança, Castanheira, Nova Esperança, Central e Infraero.
“Quando inauguramos, em julho de 2014, uma fábrica de gelo em Laranjal do Jari comentaram comigo que a má qualidade da energia seria um grande entrave para o funcionamento do empreendimento. O que poucos sabiam, até porque não era divulgado pela imprensa, é que já tínhamos dado início às obras que iriam possibilitar uma energia segura. Um projeto que hoje se torna realidade”, lembrou Camilo.



Postado por: Jari Noticias em 28/04/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe