terça-feira, 25 de outubro de 2016

Soro caseiro produzido com veneno de arraia é tema de pesquisa.

Uma pesquisa realizada no Amapá busca comprovar a eficácia do soro caseiro contra picada de arraia. O remédio é produzido com o próprio veneno do animal, retirado do ferrão encontrado na ponta da cauda dele, e é utilizado por ribeirinhos da Amazônia. O trabalho foi selecionado para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que vai acontecer entre 25 e 28 de outubro, no Rio Grande do Sul.
O estudo é desenvolvido há dois anos pelo estudante Felipe da Silva, aluno da Escola Estadual Mineko Hayashida, que fica no município de Laranjal do Jari.
O soro produzido a partir da imersão em uma solução com álcool etílico por 15 dias ganhou um aprimoramento durante a pesquisa, segundo o estudante. Ele conta que utilizou água destilada para controlar o teor de álcool da substância para que a solução não ficasse alterada.
“Confirmamos que a comunidade ribeirinha utilizou o soro e foi eficaz para amenizar o veneno da arraia. Nós adicionamos a água destilada, que é água sem mineral, para controlar o teor de álcool da substância para que a solução não ficasse alterada, o que poderia prejudicar ainda mais se não tivesse a água destilada”, explicou.
De acordo com a professora e orientadora Elizabete Rodrigues, a importância do projeto está ligada inicialmente a falta de atendimento médico para os ribeirinhos amazônicos, e os perigos da ferroada da arraia.
“A princípio, a problemática do projeto é ligada a falta de atendimento médico a essas comunidades ribeirinhas, então pode ter problemas não só em relação a dor como também a edema e a necrose que é o apodrecimento do tecido. Um órgão perfurado pelo ferrão da arraia pode levar à morte”, alertou Elizabete.
O grupo ainda busca apoio de pesquisadores da área para comprovar o estudo que utiliza a metodologia de observação. Uma enquete apontou que metade dos entrevistados já foram ferroados por arraias e utilizaram o soro para recuperação.
“Até então o nosso método é o da observação. A comprovação em análise laboratorial ainda está faltando, então estamos recorrendo às universidades públicas do estado, mas até agora não conseguimos ajuda de doutores na área de farmácia ou química. E queremos comprovar a eficácia do soro”, disse a professora.
Feira internacional
O projeto sobre eficácia do soro caseiro contra o veneno de arraia foi selecionado para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Além do soro, uma lixeira sustentável feita com tubos de papelão e lonas de vinil vai representar o estado no evento.
Postado por: Jarí Noticias em 25/10/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe