quarta-feira, 11 de março de 2015

Estado do Amapá tem a 4ª maior taxa de estupros do país.

Só no ano de 2013, 50.320 casos de estupro foram registrados no Brasil; são 25 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Naquele mesmo ano, ao menos 4.580 mulheres morreram de forma violenta no país; dentre os Estados, Roraima é o que tem a maior taxa de estupros – são 66,4 casos por 100 mil habitantes. Depois vêm Mato Grosso do Sul, com taxa de 48,7, Rondônia, com 48,1, e Amapá, com 45,4.

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014 e dão uma ideia do tamanho do problema no Brasil. O país tem avançado no combate a esses crimes. Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que transforma o feminicídio em crime hediondo. O texto aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff.
Porém, ainda convivemos com casos chocantes de violência. Nos últimos meses, alunas de faculdades como a de Medicina da USP têm relatos de abusos a uma CPI criada na Assembleia de São Paulo. Os agressores muitas vezes são os próprios colegas.
Outro caso de repercussão foi a entrevista do ator Alexandre Frota ao programa “Agora É Tarde”, da TV Bandeirantes. No programa, Frota relata ter feito sexo sem consentimento com uma mãe de santo. Conta ainda que a mulher desmaiou devido à força com que ele segurou seu pescoço.
A entrevista foi duramente criticada por entidades de defesa dos direitos das mulheres e gerou uma petição pública para que Frota seja investigado por estupro.

Postado por: Jarí Noticias em 11/03/2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe