segunda-feira, 31 de março de 2014

Aprovação da pré-candidatura petista ao Senado cai como bomba nos arraiais da oposição.

Apostando que a candidatura própria do PT-AP ao Senado não passava de voo de galinha, os oposicionistas ficaram surpresos com a aprovação da pré-candidatura de Dora Nascimento pelo Encontro Estadual de Tática Eleitoral do Partido dos Trabalhadores do Amapá, que contou com a participação do vice-presidente nacional da legenda, Jorge Coelho.
Fontes ligadas à oposição vazaram que Sarney teria afiançado que a candidatura de Dora Nascimento não

iria muito longe. Ledo engano: a candidatura avançou e se consolidou. Agora, o temor dos comandados do senador é que, com a materialização da candidatura petista ao Senado, aumente a indefinição do morubixaba maranhense sobre se vem ou não à reeleição. À boca pequena, eles atribuem essa situação inusitada à perda de prestígio de Sarney, que não teria mais capital político para trocar por apoio à sua pretensão eleitoral.
Desgastado em todo o território nacional em função dos inúmeros escândalos que têm acontecido no Estado do Maranhão, que está sobre
domínio de sua família há quase 50 anos, Sarney teria perdido a capacidade de comandar o PMDB na formação da maioria parlamentar no Congresso Nacional necessária à governabilidade da gestão petista. Pelo contrário, os pemedebistas até mesmo ensaiaram movimentos de oposição ao governo Dilma. Diante desse novo quadro, o PT teria resolvido mudar de tática, largando todo o peso morto à margem do caminho e seguindo com candidaturas próprias.
Tanto é assim que a prioridade nacional do PT no campo parlamentar, para essas eleições , é o fortalecimento da sua bancada de senadores. No Pará, por exemplo, embora o partido venha coligado ao PMDB, a legenda vai se limitar à disputa da vaga para o Senado na chapa majoritária.
Por esse motivo, a resolução partidária aprovada no Encontro petista alarmou tanto as hostes oposicionistas. Sem Sarney para centralizá-los, o processo de dissidência, já em curso, pode acelerar-se e causar novas baixas entre eles. É bom lembrar que o deputado federal Davi Alcolumbre, que sempre rezou pela cartilha do maranhense, foi o primeiro a abandonar o barco, lançando-se candidato ao Senado. E se por onde passa um boi passa uma boiada, parece que o estouro da boiada sarneysista está prestes a acontecer.


Postado por: Jarí Noticias em 30/03/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe