sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Governo do Estado investe na revitalização da fábrica de gelo de Laranjal do Jarí.

Com um investimento no valor de R$ 669 mil, o Governo do Estado, por meio da Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), investe na melhoria do trabalho dos pescadores e moradores de Laranjal do Jari com a revitalização da fábrica de gelo da região.
O espaço, abandonado desde a gestão passada, está sendo totalmente recuperado pelo governo, com a construção de banheiro, escritório administrativo, fossa séptica, trapiche, caixa d'água, depósito e todo o maquinário necessário para a operacionalização da fábrica, que terá capacidade para a produção diária de 14 toneladas de gelo.

O novo empreendimento, previsto para ser inaugurado no dia 26 de março, irá beneficiar, aproximadamente, 600 pescadores artesanais do município, oa quais, a partir do final do próximo mês, passarão a ter o produto em maior quantidade na região, sendo comercializado 20% mais barato.
De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores de Laranjal do Jari (Colônia Z-10), Clésio Farias, a inauguração da fábrica representa o compromisso do governo com a classe pesqueira do Estado, que há anos vem lutando em busca de melhorias de trabalho.
"A realização das obras e a inauguração da fábrica de gelo do nosso município é mais uma promessa do governo que está sendo cumprida em Laranjal do Jari e será um presente para todos nós da Colônia de Pescadores, que, além de comprar o produto mais barato, teremos maiores possibilidades de armazenamento do pescado, o que antes era um problema", citou.
O gerente do Núcleo de Pesca da Pescap, Rudivaldo Paes do Carmo (à esq.), explicou que o município não possui infraestrutura adequada (embarque, desembarque, comercialização, armazenamento em frigoríficos, postos de venda, transporte, entre outros) e o abastecimento de insumos como óleo diesel e gelo são precários. O gelo utilizado para conservação do pescado é oriundo de freezers horizontais residenciais, o que compromete o abastecimento das embarcações pesqueiras e, consequentemente, a qualidade do peixe capturado.
"Diante de todo esse quadro, e objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca, torna-se de fundamental importância o investimento em uma infraestrutura que forneça os insumos necessários à viabilização da atividade pesqueira na localidade", observou Rudivaldo.
Ele disse ainda que um dos principais insumos utilizado pelos pescadores é o gelo, essencial na conservação do pescado e responsável por manter a durabilidade e qualidade do produto até a comercialização. No entanto, a oferta desse gelo no município é incipiente, pois não há uma fábrica em escamas, que é o tipo mais indicado para o armazenamento do pescado.
"Os pescadores do município utilizam gelo em barra, que dificulta o armazenamento e interfere de maneira negativa na qualidade do pescado", concluiu.


Postado por: Jarí Noticias em 07/02/201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe