terça-feira, 2 de julho de 2013

Caravana da Ciência leva conhecimento e desperta a curiosidade de jovens de Laranjal do Jari.

Com gostinho de quero mais, os estudantes do município de Laranjal do Jari celebraram a realização da primeira edição da Caravana da Ciência - "Compartilhando experiências, divulgando conhecimentos", realizada no dia 28, no Campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
Com a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), através do Governo do Amapá, o evento ganhou o apoio de profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e Embrapa Amapá.
Nas primeiras horas da manhã, os estudantes do município já tomavam conta do auditório do Campus do Ifap a espera do evento, que iniciou às 8h30. Durante a solenidade oficial da Caravana, o local ficou tomado de estudantes faltando espaço para todos.
Representando a Setec, a chefe de Gabinete, Gisele Galdino, frisou a importância da ciência como peça principal para o desenvolvimento profissional e coletivo de uma região. "Vocês tem que acreditar em si, estudar e vê que a ciência e tecnologia são chave para o progresso, da busca, do saber, do desenvolvimento de todos. O Governo do Amapá tem acreditado no assunto e vem investindo fortemente em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amapá", destacou.
A programação da Caravana da Ciência é gratuita e tem o objetivo de popularizar diversas tecnologias criadas para melhorar a qualidade de vida da população, promovendo a inclusão social através da ciência e inovação.
"Nosso município precisava de eventos dessa natureza porque sempre acompanhamos de longe os assuntos de CT&I, assim sempre estamos nos destacando na área, participando frequentemente de feiras nacionais e internacionais. Hoje, sabemos que esse evento acontece porque existem investimentos e isso é bom para todos", disse Alan Cruz, aluno da Escola Estadual Mineko Hayashida.
No decorrer do dia, os participantes tiveram acesso às oficinas, cursos, palestras, exposições, exibição de vídeos educativos, mesa redonda, música e lazer. "Foi uma ótima experiência e a Setec está de parabéns pela iniciativa de popularizar a ciência de forma simples, mas dinâmica e de grande importância para as centenas de alunos presentes nesta ação", frisou a coordenadora de Extensão e Estágio do Ifap, Karolina Fernandes.
A gerente do Núcleo de Iniciação Científica da Setec, Adrielma Bronze, ressaltou que a Caravana da Ciência está incluída no calendário de CT&I do Amapá, destacando que a experiência do primeiro evento servirá como ponto de análise para a realização do segundo, marcado para ocorrer no município de Oiapoque, no mês de agosto.
"Estamos muito felizes com a realização da primeira edição da Caravana da Ciência. O apoio dos nossos parceiros foi primordial para a execução do evento, mas a nossa missão de popularizar a ciência já foi absorvida e vamos invadir todos os cantos do nosso Estado", definiu Bronze.


Postado por: Jarí Noticias em 02/07/13  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe