sexta-feira, 24 de maio de 2013

Presidente do Sindicato do Pará/Amapá -SINTRACEL reúne-se com presidente do BNDES

O presidente do Sindicato Local do Pará/Amapá, Silvino Oliveira Gonçalves Filho, e o diretor Francisco Pereira da Silva (Piricó) estão em São Paulo, onde participam nesta sexta-feira, dia 24/05, às 10 horas, de uma audiência com Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Estarão também presentes nessa audiência, Iduigues Martins, vereador e dirigente do Sinap, João Carlos, presidente do Sindicato Local de Jacareí e Região (SP) e  dirigentes da CUT-Amapá.
A audiência foi marcada para discutir os investimentos da instituição financeira, que é pública, na empresa Jarí Celulose. “Ela foi a consequência de uma série de mobilizações que realizamos no final do ano passado e início deste ano, quando a Jarí suspendeu a produção de sua unidade na região”, explica Silvino.
A Jarí Celulose parou as atividades em 19 de janeiro passado. Entretanto, graças a uma forte ação do Sindicato Local, com o apoio do Sinap, da CUT Amapá, da bancada federal da região e das mobilizações nas empresas, foi evitada a demissão em massa como pretendia inicialmente a Jarí Celulose.
Empréstimos do BNDES devem gerar emprego e ser transparentes, diz Silvino
Não às demissões em massa
“Realizamos diversas reuniões em Brasília, tivemos audiência com o ministro do Trabalho na ocasião e na Comissão de Trabalho da Câmara dos deputados”, relata Silvino. A partir disso, muitas demissões foram revertidas, mas, mesmo assim, houve 150 demissões na Jarí, além das empreiteiras terceirizadas. “Felizmente, cerca de 70% dos demitidos já conseguiram empregos na região ou em empresas papeleiras do norte e nordeste”, diz o sindicalista.
“A Orsa pretende a partir de dezembro deste ano retomar a produção, fabricando celulose solúvel. Há a previsão de um empréstimo de US$ 180 milhões do BNDES para a empresa. Nessa reunião, iremos falar sobre a importância de que esse empréstimo seja mantido, mas que seja feito com transparência, com acompanhamento dos trabalhadores também, de modo que gere empregos de qualidade e seja aplicado de forma correta”, ressalta Silvino.

De acordo com estudo do Sindicato Local a Região do Vale do Jarí, que compreende os municípios de Almeirim/PA, Laranjal do Jarí/AP e Vitória do Jarí/AP possui cerca de 90 mil habitantes, sendo que 75% da população dependem direta ou indiretamente da fábrica.

Postado por: Jarí Noticias em 23/05/13 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe