sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Do sul do Amapá para o sudoeste do Brasil adolescentes de Laranjal e Vitória do Jari Participam de Encontro Internacional em Barretos-SP.


No dia 8 de janeiro 2019, um grupo de 45 pessoas, na maioria adolescentes e pré-adolescentes de Laranjal e Vitória do Jari-AP, chegou a Barretos-SP, para participar do V CAMPORI da Divisão Sul-Americana (DSA) da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD).
            O evento acontece a cada 5 anos – antes, a cada dez – e reúne representantes de 8 (oito) países da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia e Equador).
Como em 2014, a edição deste ano está sendo realizada na cidade de Barretos, Estado de São Paulo, cidade da mesorregião de Ribeirão Preto, com pouco mais de 100 mil habitantes, internacionalmente famosa por sediar o Parque do Peão de Boiadeiro, onde são realizadas grandes competições de rodeio e grandes shows de música popular. A cidade também é conhecida pelo Hospital do Câncer, referência nacional no tratamento da doença, principalmente em crianças.
“O sonho de criança tornando-se realidade”. Essa foi uma das frases mais faladas  pelos participantes ao chegarem, 8/01, pela manhã, em Barretos.

O CAMPORI E O DESBRAVADOR.

Quem é, já foi, teve ou tem filho desbravador entende perfeitamente a razão da frase ter sido – e continuar sendo – repetida tantas vezes por eles.
            Um bom comparativo são os jogos olímpicos. Ser desbravador e participar de um campori internacional é como ser um atleta e representar seu país em uma olimpíada. Não por acaso, o tema do evento este ano é: A Melhor Aventura.
            São anos de preparação e cumprimento de requisitos para se qualificar.  A caminhada dos representantes do Sul do Amapá começou em 2016, ao participarem de um evento semelhante em São Luís do Maranhão, um dos requisitos para se credenciar para a grande aventura.
            O ano de 2018 foi uma verdadeira maratona: preenchimento de fichas, pagamento de inscrição, transporte, uniformes, boas notas escolares, treinamento... treinamento e muita, muita, muita ansiedade.
            Para chegar a Barretos, foram mais de 3 mil quilômetros percorridos: de ônibus até Almeirim-PA; de balsa até Belém-PA (outros foram por Altamira-PA), e novamente de ônibus até São Paulo, passando pelo MA, TO, GO e MS.
            Todas as edições desse evento foram realizadas no Brasil. A primeira, em 1984, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. A segunda (1994)/Ponta Grossa-PR. A terceira (2005)/Santa Helena-PR. E a quarta (2014), em Barretos-SP.
            Devido a grande quantidade de participantes, o evento é subdividido em duas edições (ALPHA, a 1ª – 08-13/01 – e ÔMEGA, a última – 15-20/01). Ao todo, participarão mais de 80 mil pessoas, entre desbravadores e líderes.


 QUEM SÃO E O QUE FAZEM OS DESBRAVADORES
             
Inspirados nas práticas dos escoteiros, jovens da IASD dos Estados Unidos, por volta de 1950, criaram o Pathfinder Club (Clube Pioneiro).
            No Brasil, os primeiros clubes foram organizados no início da década de 1960. Nos países de língua espanhola, são chamados de Conquistadores. No Brasil, Desbravadores.
            São meninos e meninas (adventistas, de outros credos e/ou não religiosos), de 09 a 15 anos que, dentro de um longo e complexo programa de atividades, desenvolvem várias habilidades esportivas, culturais, recreativas, sociais e de cunho espiritual.
Se reúnem semanalmente e cumprem, didaticamente, um rigoroso programa que chamam de especialidades, onde desenvolvem estudos sobre a natureza (animais, plantas, insetos, rios, etc.), artes manuais, arte de acampar, excursões, montanhismo, sobrevivência na selva, entre outras aventuras; e atividades sociais (visitas a hospitais, asilos de idosos, orfanatos, campanhas antidrogas, etc.)  – sempre sob a supervisão de líderes habilitados/instrutores (professores, pastores, conselheiros, enfermeiros, nutricionistas, etc.).
            
O ponto máximo na vida de um desbravador é participar de um Campori: encontro de dezenas – às vezes, centenas – de clubes para a realização de inúmeras atividades – uma verdadeira olimpíada, com praticamente todas as atividades sempre em equipe.
             A representação do Sul do Amapá reúne desbravadores de Laranjal e Vitória do Jari, todos sob a bandeira do Clube Defensores da Palavra. O Clube Defensores da Palavra pertence à Igreja Adventista do Sétimo Dia de Laranjal do Jari; é sediado no bairro Prosperidade e liderado pelos Profs. Edeilson Nascimento,  Elinete Sarraf e o estudante universitário Willian Calado (Diretores). Acompanha também a comitiva o Pr. Joel Mendes Rodrigues, líder da IASD no Vale do Jari.
            O clube conta ainda com o apoio de toda a Igreja, além de vários voluntários, entre eles, os pais e mães dos próprios desbravadores, alguns, inclusive, presentes no Campori de Barretos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe