sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Amapá passa a ter sistema de controle de celulares roubados

Já está em uso o sistema WEB “Alerta Celular Amapá”, implantado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), e que foi adaptado para a realidade local pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).

O secretário de estado da Justiça e Segurança Pública, o coronel PM José Carlos Corrêa de Souza, explicou que o sistema Alerta Celular foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco que, gentilmente, cedeu a tecnologia para que a Sejusp pudesse implantá-lo no Amapá. O sistema já está em uso também no estado do Pará.

“O Amapá é o terceiro estado do Brasil a usar essa ferramenta que, em Pernambuco, diminuiu em mais de 30% o número de ocorrências policiais envolvendo furto e roubo de celulares”, frisou o secretário.
Carlos Souza justificou a implantação do Alerta Celular Amapá informando que dados da Polícia Civil indicavam a ocorrência de mais de 13 mil roubos e furtos de celulares, em todo o estado, este ano.

“Virou uma moeda recorrente no mundo do crime, de uma maneira geral. Então, precisamos fazer alguma coisa para impedir que esses números continuem crescendo”, observou o secretário.

O sistema pode ser acessado pelo portal 
www.alertacelular.ap.gov.br.

Além de ajudar a devolver aparelhos recuperados para os seus donos, o Alerta Celular serve como base de consulta para identificar aparelhos roubados, inibindo qualquer tipo de comercialização de celulares que estejam em situação de alerta.

“Nós só vamos conseguir coibir isso – porque desestimula a receptação, é esse o objetivo maior do Alerta Celular – se todo mundo cadastrar seu celular. Quando a polícia fizer a abordagem, nas ruas, a cada celular abordado que tiver sob alerta, a pessoa será conduzida a uma delegacia para esclarecer porquê está de posse de um aparelho com alerta de restrição”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe