quarta-feira, 25 de junho de 2014

Governador Camilo entrega fábrica de gelo aos pescadores de Laranjal do Jari.

Em agosto de 2013, o governador Camilo Capiberibe garantiu durante encontro com pescadores da Colônia Z-10, que até o primeiro semestre de 2014, a fábrica de gelo estaria reformada e ampliada. Na ocasião, assinou convênio no valor de R$ 669 mil e pediu que os integrantes da Colônia de Pecadores (Z-10), do Laranjal do Jari, fiscalizassem a obra.
E nesta sexta-feira, 20, o desejo de mais de 500 pescadores, que foi manifestado no Plano Plurianual Participativo (PPA) Anual, de 2011, se tornou realidade com a inauguração da Fábrica de Gelo. Na verdade, o prédio onde deveria funcionar a fábrica ficou pronto em 2006, mas estava abandonado, sem os equipamentos necessários e não chegou a ser produzida uma única pedra de gelo.
"A obra estava abandonada e essa era a imagem do Amapá quando assumi o governo. Mas a entrega desta fábrica é o retrato do que nós estamos fazendo no Estado inteiro, para retomar e melhorar o desenvolvimento, e garantir condições para os pescadores, castanheiros, agricultores, extrativistas e para todos os setores que trabalham", ressaltou o governador
O presidente da Colônia de Pecadores Z-10, Clésio Farias, disse que, com a entrega da fábrica, cuja capacidade é 14 toneladas por dia, acabam os transtornos de uma década. "Quem tem vontade de fazer faz. E foi isso que o governador Camilo fez. Prometeu e cumpriu. Hoje, todos nós estamos realizando um sonho que tínhamos há dez anos. Nos anos anteriores tínhamos assinado dois convênios, mas nunca saiu do papel, fomos enganados, mas, nesta gestão, nossa fábrica virou realidade", contou o presidente.
Além da fábrica, os pescadores ganharam um centro administrativo, com fossa séptica, trapiche, caixa d'água, depósito e todo o maquinário necessário para a operacionalização da unidade. A unidade já está em operação e deve garantir melhoria para a renda dos trabalhadores e para a qualidade de estocagem e maior tempo de conservação do pescado oferecido à comunidade.
A reforma, adaptação e ampliação da fábrica de gelo foram feitas com recursos do Programa Estadual de Recuperação e Desenvolvimento da Agroindústria do Amapá (Pró-Agroindútria), coordenado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), e com projeto elaborado pela Agência de Pesca do Amapá (Pescap). Segundo o gestor da Seicom, José Reinaldo Picanço, não é mais uma obra para o Laranjal, mas sim, para todo o Vale do Jari, que vai injetar recursos na economia da região.
Segundo, o pescador, Minaranildo Sena, antes se comprava o gelo no município de Almerim no Pará, ou se fazia em casa. Isso encarecia o preço do peixe e impedia o desenvolvimento do setor da região. "Antes Buscávamos o gelo em Almerim e para fazer em casa a dificuldade era grande, agora, com a entrega da fábrica de gelo aqui no Jari, é um sonho realizado para todos nós que somos pescadores. Até a população de Almerim está comprando gelo na nossa unidade. Isso mudou totalmente a nossa realidade", agradeceu o pescador.
Durante o evento, fo governador Camilo anunciou aos pescadores da Z-10 que serão entregues, ainda este mês, vários kits do Programa de Fortalecimento para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura no Estado (Propesca), compostos por um motor rabeta 7HP, cuba de isopor de 170 litros, duas malhadeiras, embarcação de pequeno porte e 150 unidades de batelões.Participaram do evento, o prefeito de Laranjal do Jari, Walber Queiroga, vereador, Aldo de Souza, secretário da Pescap, Bosco Alfaia, secretário interino de Desenvovimento Rural, César Queops, Diretor do Departamento de Transito (Detran), Aurivan Gomes da Silva, e pescadores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe