terça-feira, 6 de maio de 2014

Governo do Amapá investe na implantação de fabricas de gelo nos municípios.

Investir em melhorias para desenvolver o setor pesqueiro. Este é o objetivo do Governo do Amapá, por meio da Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), que trabalha gradativamente na implantação e recuperação de fabricas de gelo nos municípios do interior do Estado. As fábricas foram abandonadas pela gestão passada.
Nos últimos três anos, cinco municípios já foram contemplados com a ação, que beneficia centenas de famílias de pescadores e moradores das regiões. As fábricas de gelo geram empregos, diminuem custos aos pescadores, que adquirem o produto 20% mais barato, elevando a produção e a oferta do pescado.
Nos municípios de Amapá, Mazagão, Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, as fabricas trabalham a todo vapor, produzindo toneladas de gelo diariamente, que atendem aos pescadores locais e as embarcações na costa amapaense.
De acordo com o gerente do Núcleo de Pesca, da Pescap, Rudivaldo Paes do Carmo, a intenção é investir cada vez mais no desenvolvimento do setor, buscando levar melhorias de trabalho aos pescadores, com o aumento da oferta do pescado na região e, consequentemente o barateando do preço do produto.
"Aos poucos vamos trabalhando um a um dos municípios. Naqueles que já possuem fabricas, avaliamos a situação e a possibilidade de recuperação das mesmas. Em outras localidades, como é o caso do arquipélago do Bailique, que sofre constantemente com a erosão, buscamos alternativas para implantação do empreendimento de forma móvel (fabricas skids), que possibilita a transferência das mesmas, de acordo com a necessidade do local", ressaltou.
Para este ano, estão previstas a inauguração de mais duas fabricas de gelo, uma em Laranjal do Jari, com capacidade de produção de 14 toneladas por dia, e outra no arquipélago do Bailique, com produção 6 toneladas de gelo por dia.
Rudivaldo informou que, até o final deste mês, o governador Camilo Capiberibe deve inaugurar a fábrica de gelo de Laranjal do Jari que, esta semana, entrou em fase final de teste.
Com investimento no valor de R$ 669.000,00, o espaço, que estava abandonado, foi totalmente recuperado, contemplando a construção de banheiro, escritório administrativo, fossa séptica, trapiche, caixa d'água, depósito e a aquisição e instalação de todo o maquinário necessário para a operacionalização da fábrica, que irá beneficiar aproximadamente 600 pescadores artesanais do município.
Para o mês de junho, estão previstas a inauguração das fabricas de gelo de Oiapoque e do arquipélago do Bailique (Vila Macedônia), que estão com as obras em andamento.
Até o final o ano, outros quatro municípios também devem ser contemplados com a instalação das fabricas gelo. São eles: Vitoria do Jari, Cutias, Porto Grande e Ferreira Gomes.


Postado por: Jarí Noticias em 06/04/2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe