segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BR-156 será asfaltada somente após audiências públicas no Amapá

O asfaltamento do primeiro lote do trecho Sul da BR-156 no Amapá será iniciado somente após a realização de audiências públicas nos municípios que serão afetados pela obra. A medida é prevista pelo governo do Amapá, que acredita concluir e lançar o edital de licitação do asfaltamento até abril. Essa é uma das primeiras providências a ser executada pelo Estado após o Departamento Nacional Infraestrutura e Transporte (Dnit) repassar em novembro de 2013 a responsabilidade pela obra ao governo do Amapá.
A rodovia começa em Laranjal do Jari, ao Sul do Amapá, e tem 265 quilômetros até Macapá. Para a obra ser executada, ela foi dividida em quatro lotes. Inicialmente, apenas o quarto trecho de 58 quilômetros foi liberado pelo Dnit para receber o asfaltamento. Ele compreende Macapá e Santana, municípios onde serão realizadas as audiências públicas.
De acordo com a Secretaria de Transportes do Amapá (Setrap), o encontro deve ser realizado ao menos 20 dias antes do lançamento do edital de licitação. Ele vai acontecer devido o valor da obra, orçada em R$ 214,8 milhões.
"Agora em março nós vamos fazer duas audiências públicas porque a obra rodoviária vai custar acima de R$ 150 milhões, valor máximo permitido para empreendimentos sem essas audiências. Estaremos fazendo um esclarecimento às pessoas que vivem às margens da rodovia sobre o projeto, impactos, e
recursos", informou o secretário de Transportes, Bruno Mineiro.
Participarão das audiências órgãos fiscalizadores, como Ministérios Públicos Estadual (MP/AP) e Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU). A intenção é finalizar a licitação da obra até junho para que no mês seguinte comecem os serviços de capeamento na BR-156.
Nos três outros lotes, apenas o projeto executivo do terceiro trecho está sendo analisado pelo Dnit. Ele compreende 62 quilômetros. Nos demais lotes, que iniciam em Laranjal do Jari, ainda é necessário definir acordos ambientais entre o governo do Amapá e o Instituto Chico Mendes (ICMBio), pelo fato de a rodovia passar dentro da Reserva Extrativista do Rio Cajari. 
"O primeiro e segundo lotes da BR-156 têm maior complexidade. Mas já iniciamos conversas com o ICMBio em relação às condicionantes estabelecidas para liberação da obra", frisou Mineiro.
Ao todo, a obra dos quatro trechos definidos para receber asfaltamento vai custar cerca de R$ 800 milhões e vai abranger 271 quilômetros de pavimentação por incluir o acesso a Vitória do Jari, município ao extremo Sul do Amapá.

Postado por: Jarí Noticias em 24/02/2014      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe