quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NÍVEL DO RIO JARI SOBE E DEIXA A DEFESA CIVIL EM ALERTA NO SUL DO AMAPÁ.

Águas já subiram 40 centímetros acima do normal, segundo Defesa Civil.
Alerta está voltado para as casas que ficam às margens do rio.
A Defesa Civil do Amapá está em alerta com a possibilidade de enchente em Vitória do Jari, a 213 quilômetros de Macapá. A preocupação está relacionada a subida do nível do Rio Jari, ao Sul do estado. Cálculos do órgão apontam que as águas estão 40 centímetros acima do normal, segundo informou o secretário-executivo da Defesa Civil coronel Jerrilson Oliveira.
"Já temos um grupamento de bombeiros em Vitória do Jari, mas de imediato providenciamos reforço para deslocamento de mais militares àquela região. As águas foram elevadas devido as fortes chuvas que atingiram o sul do estado", afirmou o oficial.

O alerta da Defesa Civil está voltado para os moradores casas que ficam à beira do Rio Jari. O coronel afirmou que a cheia começa a ficar em estado crítico com as águas a partir de 80 centímetros acima do normal. O Corpo de Bombeiros informou que foi montado um plano de ação para ser efetivado quando for atingido o limite de subida do rio.
No momento a orientação do órgão é para que as famílias que vivem à beira do Rio Jari, na orla de Vitória do Jari, estejam também em estado de alerta por causa da possibilidade de deixar as residências.
"Pedimos que as pessoas comecem a interagir com amigos e familiares para uma possível remoção. Mas caso não haja isso, a Defesa Civil tem um convênio com a prefeitura de Vitória do Jari, que dispõe de escolas para abrigar as vítimas", disse o coronel.
As enchentes no Rio Jari, de acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil, são previstas a cada quatro anos. A última aconteceu em 2010 e deixou centenas de famílias desabrigadas. O rio ainda banha o município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. Ele também enfrentou enchentes. A última foi em 2011. À época, mais de 3 mil pessoas deixaram suas casas.

Postado por: Jarí Noticias em 09/01/14 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe