segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Laranjal do Jari será o primeiro município do Amapá a receber o videomonitoramento 24 horas.

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou na última sexta-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Laranjal do Jari, a apresentação do projeto de videomonitoramento.
O projeto visa, através de câmeras instaladas pela cidade, melhorar o tempo resposta nos atendimentos e ocorrências nos municípios de fronteira, além de garantir a segurança pública e coibir a criminalidade.
Laranjal do Jari será o primeiro município contemplado com dez câmeras, que irão filmar durante 24 horas as áreas quentes e de maior fluxo de pessoas e veículos. Locais como a entrada do município, terminais hidroviário e rodoviário, praça, bairro das Malvinas e setor comercial serão alguns dos pontos.
O vídeomonitoramento já está em processo de licitação. Sessenta dias após o processo, iníciará as obras de posteamento e instalação de equipamentos.O videomonitoramento foi adquirido por meio de recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do programa de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), na ordem de R$ 2.460.000,00, com contrapartida do Governo do Estado no valor de aproximadamente R$ 350 mil.
Todo o recurso será investido nas regiões de fronteira. Os municípios de Santana, Amapá e Oiapoque também serão os próximos contemplados com o projeto.

Na solenidade de apresentação esteve presente o secretário da Sejusp, Marcos Roberto Marques – no ato representando o governador Camilo Capiberibe; o vice-presidente da Câmara Municipal de Laranjal do Jari, Edmilson Berimbal; os vereadores Zezão e Aldo; o coronel Nilson, representando o comandante da Polícia Militar; o delegado de Polícia Civil, Dante; o presidente do Sindicato dos Taxistas, Roberto Sadala; além da sociedade civil, policiais militares, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
A apresentação do projeto de videomonitoramento foi realizada pelo sargento PM Disraeli Cardoso da Silva. Ele falou da importância e dos benefícios que trará à população no combate à criminalidade no município.
Na ocasião, o sargento mostrou através de slides onde serão instadas as dez câmeras. Explicou que todos os equipamentos ficarão divididos em um raio de dez quilômetros cada e que as imagens serão gravadas em HD, com panorâmica de 360 graus e zoom com um alcance de 700 metros.
O sistema funcionará em um circuito fechado que utiliza a fibra óptica, ou seja, para que o sistema entre em funcionamento não precisa de conexão com a internet. A central de videomonitoramento funcionará no 11º Batalhão da Polícia Militar de Laranjal do Jari. A PM será a responsável em operar o sistema.
"Os equipamentos serão de ultima geração, o que permitirá um videomonitoramento de qualidade e durante 24 horas. Situações suspeitas, roubo, reconhecimento de placas, entre outros casos, ficarão registrados pelas nossas câmeras", afirmou o sargento.
Para o delegado Dante, o empenho de trazer o projeto para o município tem que ser reconhecido. "Agradecemos ao Governo do Estado e à Sejusp pelo esforço em buscar esse recurso importante para as polícias Civil e Militar. Com certeza esse sistema vai melhorar a qualidade da segurança pública do nosso cidadão. E, com isso, nos ajudar a coibir ainda mais a criminalidade no município",comentou.
O secretário Marcos Roberto frisou sobre todos os investimentos realizados pelo governo e a segurança pública nos últimos três anos de gestão. Ele ressaltou a implantação da Unidade de Policiamento Comunitário, que é pioneira em Laranjal do Jari; a chamada novos servidores para reforçar a segurança pública, entrega de novas viaturas, armamentos, lanchas, laboratórios móveis, carros tumbas, entre outros investimentos.
"Trabalhamos muito para que todos os investimentos realizados pelo Governo do Amapá cheguem como benefício à população. Nesses três anos à frente da Secretaria de Segurança Pública já estamos colhendo resultados positivos com a redução em 25% no número de homicídios em todo o Estado. Agora vamos efetivar essa nova política que é o vídeomonitoramento. Tenho certeza de que a nova ferramenta vai auxiliar os policiais e os demais agentes da segurança pública a manter a tranquilidade e a qualidade de vida da população, que ficará mais segura ao sair nas ruas. Ressalto que não fazemos segurança pública só com policiais, mas também com a contribuição de todos", afirmou.
Postado por: Jarí Noticias em 13/01/2014   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe