terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FÁBRICA DE GELO DE LARANJAL DO JARI É REVITALIZADA PARA MELHOR ATENDER PESCADORES.

O Governo do Amapá investe na ampliação e revitalização da fábrica de gelo do município de Laranjal do Jarí, que será inaugurada no próximo dia 25 de março. O prédio foi construído na gestão passada, mas ficou abandonado.
A nova estrutura vai beneficiar os pescadores artesanais do município, representados pela Colônia de Pescadores Z-10. A fábrica vai proporcionar a operacionalização de 14 toneladas de gelo ao dia, que será comercializado 20% mais barato.
Além da estrutura predial, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), firmou um convênio com a Colônia de Pescadores para adquirir maquinários e construir banheiro, escritório, trapiche e caixa d'água.
A Colônia de Pescadores Z-10 faz parte de um sistema federativo, composto por 16 colônias de pescadores, que compõem a Federação dos Pescadores do Estado do Amapá (Fepap). A colônia possui no quadro social 538 pescadores cadastrados, produzindo uma média mensal de 20 toneladas de pescado.
Desse total, 70% é comercializada no próprio município de Laranjal do Jarí. O restante é repassado a atravessadores de outras localidades.
O gerente do Núcleo de Pesca, da Agência de Pesca e Aquicultura do Amapá, Rudivaldo Paes do Carmo, explica que o município não possui infraestrutura adequada (embarque, desembarque, comercialização, armazenamento em frigoríficos, postos de venda, transporte, etc.) e o abastecimento de insumos como óleo diesel e gelo são precários. O gelo utilizado para conservação do pescado é oriundo de freezers horizontais residenciais, o que compromete o abastecimento das embarcações pesqueiras e, consequentemente, a qualidade do peixe capturado.
"Diante de todo este quadro, e objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca, torna-se de fundamental importância o investimento em infraestrutura que forneça os insumos necessários à viabilização da atividade pesqueira na localidade", observou Rudivaldo.
Ele explica que um dos principais insumos utilizado pelos pescadores é o gelo, fundamental na conservação do pescado e responsável por manter a durabilidade e qualidade do produto até a comercialização. No entanto, a oferta desse gelo, no município, é incipiente, pois não há uma fábrica de gelo em escamas, que é o tipo mais indicado para o armazenamento do pescado. "Os pescadores do município utilizam gelo em barra, que dificulta o armazenamento e interfere de maneira negativa na qualidade do pescado", concluiu.


Postado por: Jarí Noticias em 08/01/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe