sábado, 16 de março de 2019

Esporte, música e culinária marcam a 15ª edição do Festival da castanha em Laranjal do Jari.

Esporte, música e culinária são algumas das atrações da 15ª edição do Festival da Castanha, no Amapá. O evento é gratuito e acontece entre sexta-feira (15) e domingo (17), na comunidade de Padaria, no município de Laranjal do Jari.
A proposta é promover aos moradores da região um festival multicultural para celebrar a castanha-do-brasil, uma vez que a comunidade é conhecida como uma das mais tradicionais na extração, no beneficiamento e na comercialização do produto.
Entre as atividades do festival, haverá pontos de comercialização, gincanas infantis, feira de artesanato e culinária local, sem esquecer as iguarias feitas com o fruto que dá nome ao festival. Também acontecerão apresentações artísticas que ainda serão confirmadas pela organização e o concurso de beleza Rainha da Castanha.
A programação esportiva conta com corrida na selva, torneio de futebol nas categorias masculino e feminino, campeonato de canoa a remo e torneio de bilhar.
Segundo a organização, a programação da noite terá apresentações musicais, que nesta edição contam com grupos de dança, DJs e bandas locais com ritmos variados. Para a festa ficar completa, haverá também a aparelhagem Super Mega Som para encerrar as noites do festival.
Devido a dificuldade de chegar ao local, a organização do festival disponibilizou um barco motor que sairá no primeiro dia do festival do Porto Zanotto, em Laranjal do Jari, às 8h, e seguirá para a comunidade. O preço da passagem é R$ 10.
Saiba como chegar
Para se chegar ao local da festa a partir da capital, deve-se acessar a sede do município de Laranjal do Jari pela BR-156, numa distância total de 220 quilômetros, ou de barco pelos rios Amazonas e Jari, numa distância de 316 quilômetros.
A partir de Laranjal do Jari, deve-se atravessar para a margem direita do rio Jari até Monte Dourado (PA) e seguir na direção Norte, por cerca de 50 quilômetros até a localidade de Porto Sabão. Neste local, deve-se subir o rio Jari por cerca de 9 km, cerca de 40 minutos, até a foz do rio Iratapuru, onde está localizada a comunidade de São Francisco do Iratapuru. Para se entrar na reserva é necessário subir o rio Iratapuru por aproximadamente 40 quilômetros até o local do evento.
Serviço
15ª edição do Festival da Castanha
Local: Reserva de Desenvolvimento Sustentável
Datas: de 15 e 17 de março
Hora: programação em tempo integral
Entrada gratuita
Barco motor até o local da festa: R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe